sábado, 23 de outubro de 2010

A Dama das Camélias


Hoje estou sem inspiração para nada, vou escrevendo o que vem na cabeça...

Na quietude das madrugadas, ou mesmo em qualquer momento de solidão, me vem ao pensamento, na maioria das vezes são pensamentos bons de épocas vividas e felizes, os maus e feios momentos não tem vez.

Hoje mesmo lembrando os filmes que assisti (filmes bons e românticos) lembrei de um que me deixou apaixonada até hoje, pensei que com o tempo eu mudaria de opinião, mas tal não aconteceu, a prova está na Camélia que uso no meu Blog.

Sim falo das “Damas das Camélias”, eu li quando tinha uns quinze anos, o seu diário me deixava surpresa e apaixonada! Sem falar no amor impossível de Armando Durval por ela, principalmente ela sendo uma cortesã de luxo e ele um nobre, estudante ainda, que sobrevivia com a mesada dos pais, sem poder sustentar o seu luxo!

Mais tarde veio o filme, com Greta Garbo no papel da Marguarita Galtier - A Dama das Camélias mais bonita que o cinema já viu!

A camélia vermelha era a flor usada quando estava “naqueles dias”, o restante do mês usava a branca!

Depois com o diretor Franco Zefirelli (1982) surge a La Traviata, uma opereta inspirada no romance, com musicas lindas e cenários maravilhosos, guardados na memoria.

A cena que a dama das camélias esta por motivos de saúde residindo no campo, quando ela promete ao pai de seu amor que vai deixa-lo e tentar esquecê-lo.

Lembro também a cena que o Armando vai procura-la em sua residência em Paris e não a encontra, sendo informado pelos empregados que a mesma está no campo se recuperando de sua saúde. Ele sai desesperado, ao chegar a sua casa nos campos da França, sai em busca da sua amada, no momento que ele chega, louco de saudades, em um cenário lindo, cheio de verde, a encontra sentada na relva rodeada de margaridas e loucos de paixão se beijam!

Paz Celina.

Obs: O autor do livro Damas das Camélias e Alexandre Dumas Filho, foi adaptado para opera por Guiseppi Verdi em 1853.


4 comentários:

chica disse...

Passando pra te desejar um lindo fds e bons passeios ou leituras!beijos,chica

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga passei para lhe desejar um Domingo maravilhoso.
bjs
Maria

Caca disse...

Eu não li o livro mas vi o filme. É lindo e inesquecível, Celina! Um abraço e um lindo dia! Paz e bem.

Toninho disse...

Lindo e inesquecivel filme Celina e com sua generosidade uma verdadeira aula sobre a postagem com perfeito conhecimento da produção.Lindo demais.
Sempre com meu carinho.
Meu abraço de paz desejando uma semana de muita luz,onde a saude seja fiel.
Bju de luz.